segunda-feira, 8 de abril de 2013

RENDA DE BILRO NA MÍDIA

A primeira postagem do Nordest&Art, março 2013 , apresentamos a linda "Arte" das Rendas de Bilro, o assunto vem tomando notoriedade, selecionamos algumas matérias abordando esse assunto. Na mídia a novela Flor do Caribe , tem como protagonista, a atriz Grazi Massafera, como Ester com  seu figurino esbanjando simpatia e romantismo divulgando um pouco da cultura e beleza da arte  nordestina.



GRAZI MASSAFERA – RENDA NAS ROUPAS DE ESTER NOVELA FLOR DO CARIBE

A novela Flor do Caribe é  ambientada em praias do nordeste do Brasil. Para dar credibilidade à caracterização do personagem de Grazi Massafera, Ester, o figurinista Severo Luzardo, montou um guarda roupa lindo em que destaca o trabalho com  a renda na maioria das peças, confere:

 São muitos detalhes delicados e a combinação de peças de renda com outras em diferentes tecidos deu leveza e contemporaniedade ao look praiano da Ester. Uma boa opção pra quem quer usar esse estilo  de roupa mas tem receio de ficar com ar folclórico:

A renda renascença, característica do Rio Grande do Norte, aparece nesse vestido que ela usou em seu casamento com Alberto, Igor Rickli. A escolha foi bem inusitada – pernas de fora no modelo de renda com forro de pura seda:

Diferente e ousado,  de noiva só mesmo o buquê! Linda desse jeito, ela pode tudo!


********************************************************************************


"O estado do Rio Grande do Norte é um grande produtor de renda e, por isso, o item é matéria-prima para os looks. Essa região brasileira "prima pelos bordados feitos de renda renascença, que são verdadeiras obras de arte. Um vestido com essa renda que leva em média três meses para ficar pronto. Além disso, temos vestidos de renda de bilro, que também é um primor característico da região. Fora isso, tem os bordados que fomos adaptando de peças de colchas e de toalha, transformando em vestido, tingindo e fazendo com que virasse um guarda roupa crível", explica o figurinista Severo. A riqueza de detalhes da renda se contrapõe ao artesanato local que surge nos acessórios. Pulseiras e colares feitas em palha, couro e cipó conferem o toque mais rústico."
FONTE: http://www.puretrend.com.br/secao/moda-dos-famosos_r21/flor-do-caribe-grazi-massafera-e-debora-nascimento-tem-figurinos-opostos-na-novela-saiba-mais_a10001/

*********************************************************************************


"Estrela de Flor do Caribe, que estreia nesta segunda-feira, 11, a atriz Grazi Massafera (30) vai aparecer com muita renda e cores claras na novela. A bela, que interpreta Ester, teve o figurino escolhido por Severo Luzardo, que quis apostar em cores ‘solares e quentes’, segundo o site da novela.
“Ela tem uma cartela que passa por amarelos, amarelos dourados, laranjas, até aos vermelhos queimados”, disse o figurinista, que também apostou nas rendas e bordados que fazem sucesso no Rio Grande do Norte, onde se passa parte da trama. “São verdadeiras obras de arte. Um vestido com essa renda que leva em média três meses para ficar pronto. Além disso, temos vestidos de renda de bilro, que também é um primor característico da região. Fora isso, tem os bordados que fomos adaptando de peças de colchas e de toalha, transformando em vestido, tingindo e fazendo com que virasse um guarda roupa crível”, explica."
FONTE:http://caras.uol.com.br/especial/fashion/post/conheca-figurino-solar-grazi-massafera-flor-do-caribe-fotos

********************************************************************************

“Flor do Caribe” e as mulheres rendeiras.

Por Paulo Pinto
A cada novela global que começa vem junto a moda que faz a festa das ruas. Do camelô à maison. Em “Flor do Caribe”, com cenas de abertura gravadas no Rio Grande do Norte - 40ºC graus à sombra - , são usadas peças leves e confortáveis. No figurino de Esther (Grazi Massafera), vemos tons claros, vestidos curtos, sapatilhas, acessórios discretos, babados, cintura marcada e muita renda. A cidade de Caicó produziu várias peças para a novela, pois lá existe uma tradição de mulheres rendeiras. Para deixar o look mais atual, basta investir num maxi colar. Tramas feitas à mão e por alfaiataria enobrece os tecidos naturais. Dá até para usar em ocasiões que pedem um pouco mais de sofisticação. Jogue-se!
Nota do Blog - A inércia do poder público municipal,  impede o  desenvolvimento desse setor na nossa Costa Branca que é tão carente de emprego e renda. As nossas rendeiras esbanjam talentos, porem nossos representantes não viabilizam o desenvolvimento do setor.

*********************************************************************************

Bete Mendes vive Olívia em Flor do Caribe. Mãe de Cassiano (Henri Castelli) e Taís(Débora Nascimento) e esposa do salineiroChico (Cacá Amaral), a personagem tocou a atriz. “Olívia é uma rendeira e leva uma vida simples, com muita luta. Ela tem o maior orgulho dos filhos. É uma mulher ingênua, acha que todos são bons, acredita na amizade de Alberto e Cassiano, e é Chico quem tenta abrir seus olhos”, conta.

Imersa na história de Olívia, Bete já se deixa levar pelo encantamento do bordado. “As mulheres nordestinas que tive o prazer de conhecer em viagens que fiz têm uma delicadeza no toque do bordado que quero passar para Olívia. O trabalho de rendeira é delicadíssimo e exige uma concentração muito grande”, explica.

Para viver a personagem, atriz está mergulhando em suas memórias de pessoas humildes com quem conviveu e também no cinema. “Me inspiro nesse povo simples do Rio Grande do Norte, mas que está presente em todo o Brasil. Tenho assistido a muitos filmes que contam histórias dessas pessoas, inclusive documentários sobre pessoas que vivem da pesca e trabalham em salinas”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários repulsivos.
Respeite a opinião das outras pessoas.