terça-feira, 2 de abril de 2013

O FAMOSO CUSCUZ ... PORÉM MUITO MUITO INCREMENTADO!

foto: Nordest&Art - Cuscuz da Dona Marieta

O modo de preparo é simples. Além da massa de milho é preciso água e sal, os ingredientes cozinham por 10 minutos em uma panela chamada "cuscuzera", lembranças da minha infância... Em São Paulo, conhecemos o Cuscuz alimento amarelinho , à maneira mais simples : quentinho com manteiga  acompanhado de um cafezinho fresquinho, outros preferem acrescentar no prato leite e também temos aqueles que não resistem com ovo mexido... Vivenciei esta delícia nos cafés da manhã em família, geralmente, quando tias, tios, primos e primas aproveitavam os feriados prolongados no nosso sítio em São Paulo! 

Na região do Vale do Jaguaribe , duas  cidades as quais visitei, o famoso "Cuscuz" deixa de ser apenas  uma farinha de milho cozida no vapor e se torna um prato cheio de cor e sabor. Uma delícia!

Dona Marieta, cozinheira de "mão cheia", explica que a vida dos trabalhadores nas fazendas debaixo do Sol "escaldante", cuidando de animais e  da terra exige do sertanejo  grande esforço físico,  uma alimentação rica em carboidrato na "merenda"( café da manhã ) é essencial para que  aguentem a jornada pesada até a hora do almoço. É de costume o acompanhamento do cafezinho com leite ser a tapioca, ovo com farinha , cuscuz e até baião  hábitos que se estende de geração a geração. 

Foto: Nordest&Art

É notório que esses pratos típicos ganham força a cada dia  na mesa e nos cardápios dos nordestinos, em hotéis em Fortaleza, nas abundantes mesas de café da manhã, um dos pratos típicos é o cuscuz  servido com leite de coco  e no almoço  também esta presente a  "farofa de cuscuz ", servida como  acompanhamento com baião, frango, peixes e carne. O Empório Deitalia, um verdadeiro fascínio gastronômico em seu cardápio além de um deslumbre de opções , também encontramos o nosso "cuscuz" servido com leite de coco, estando em Fortaleza, não deixe de visitar : http://www.delitalia.com.br/

Eu, paulistana,  apaixonada confessa por pães...  substituo uma vez por semana o sagrado pãozinho francês, na  " merenda"  pelo cuscuz. E vocês aceitam o desafio?  

05.04.2013

Parei para tomar um café na conhecida Padaria Santista em Juazeiro do Norte, na Rua Padre Cícero, aproveitei para registrar e postar a comanda ... só neste cardápio são oito opções, o cuszuz reina...
Comanda da Padaria Santista em Juazeiro do Norte.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários repulsivos.
Respeite a opinião das outras pessoas.