segunda-feira, 1 de abril de 2013

CAMARÃO... RECEITA PRÁTICA , RÁPIDA E DELICIOSA!

Camarão Cremoso 
Desde as minhas primeiras visitas ao Nordeste, além da paisagem estupenda a gastronomia tem me chamado bastante  atenção... posso ressaltar muitas delícias, as de fácil preparo até as mais elaboradas e posso afirmar que nesse processo de adaptação a culinária não tem sido um problema , pelo contrário, um imenso prazer em  "degustar" , diariamente, pratos saborosos.
No Sertão, temos como referência a macaxeira, batata doce,  carne de sol , o conhecido e divulgado baião-de-dois, presente na mesa de muitos paulistanos de origem nordestinas, além de comidas de gosto peculiar, na minha opinião, o carneiro e a panelada. Muitos outros quitutes podemos destacar , porém será feito em outras postagens.

Nas visitas as cidades costeiras do  Estado do Ceará , há muitas iniciativas para o desenvolvimento do pescado nas regiões que apresentam potencial.  Frutos do mar são o carro-chefe da culinária,  encontrados com variedade em toda a extensão do litoral cearense. Caranguejos, siris, camarões e ostras, informações a respeito da exportação de camarão evidenciam a sua importância  na economia cearense. A carcinicultura,  técnica de criação de camarões em viveiros,  atividade esta  que tem se expandido no Interior do Estado e,  propicia ao turista cearense não só do litoral, mas os que visitam as cidades onde encontramos  barragens  e  açudes  a oportunidade de desfrutar de pratos a base de camarão a um preço acessível.

Segue a receita!

Camarão Cremoso

1 kg de camarão / 1/2 litro de leite / 1/2 copo de requeijão / 1 lata de creme de leite / 2 colheres ( sopa ) de amido de milho / 2 tomates sem sementes picado / 1 pimentão médio picado/1 caldo de legumes / 2  dentes de alho picado / Azeite de Oliva  / Coentro / Sal a gosto

Frite o alho no azeite, em seguida, refogue os tomates, cebola,  pimentão  acrescente o caldo de legumes e depois o leite. 
Coloque  o requeijão e o creme de leite, desmanche em 1/2 xícara de água  o amido de milho e acrescente mexendo sempre até formar um creme, coloque o camarão e o coentro e deixe cozinhar de 8 a 10 minutos.

Dica: Sirva com arroz branco , frite fatias de queijo amarelo e finalize com  tomate, pepino e manga cortados em tiras.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários repulsivos.
Respeite a opinião das outras pessoas.