terça-feira, 19 de março de 2013

NOVIDADE! ARTESANATO COM COURO DE TILAPIA

Cresci no sítio, em minha volta, água por todos os lados, represa ao fundo, olho d' água ( mina ) e nas proximidades cachoeiras. Trabalhava com ecoturismo na região, passeios de barco, pesca artesanal e esportiva, visita em pesqueiros, degustação de pratos a base de peixe, projetos em comunidades pesqueiras, atividades que fizeram  e fazem parte da minha vida. Uma paixão confessa!
Em São Paulo tive a oportunidade  de participar  de reuniões  de apresentação de projetos com objetivo de beneficiar os pescadores de forma sustentável, com incentivo dos órgãos públicos e a luta de lideranças das comunidades pesqueiras,  percebo as alternativas para o desenvolvimento de novas tecnologias , programas e a luta dos pescadores pelos seus direitos.
No Ceará, comecei a me familiarizar com os locais de pesca e peixes quando convidada por amigos a conhecer lugares que tem  na gastronomia local o peixe como seu prato principal , Tilápia é o meu favorito, o Tucunaré é de dar "água na boca" mas os acompanhamentos é que fazem toda a diferença , podemos optar pelo : arroz de leite, baião de dois com nata, vinagrete e a farofa de cuscuz... deliciosa comida típica . Bem,  mas o objetivo  é comentar sobre o artesanato, em outras postagens receitas e dicas da gastronomia nordestina.
É fantástico saber que do peixe tudo se aproveita: a carne para consumo, das vísceras se extrai o óleo que vira combustível e o couro que se transforma em  Arte . O processo do curtimento artesanal do couro  tem várias etapas,  é trabalhoso mas o resultado surpreende, conheci mulheres que além de cuidar de sua família e trabalho dedicam seu  tempo ao artesanato, pois não é possível tirar o sustento apenas como artesãs. As peças impressionam tamanha a criatividade: bolsas, caixas, carteiras, porta celulares, porta níquel, cintos, sandálias entre outras maravilhas.
O mais interessante é que um dos componentes químicos utilizado no curtimento do couro, foi substituído pelo tanino vegetal, diminuindo o impacto do processo no ambiente.

Fica a dica : Uma idéia de presente original , ecológico e preço acessível.
É o Nordeste é Arte!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários repulsivos.
Respeite a opinião das outras pessoas.